Clínica da educação

A clínica da educação escuta o mal estar presente na educação da contemporaneidade que se expressa nas formações sintomáticas da sociedade. Escuta necessariamente o mal estar social produtor de sintomas sociais subjetivos e a singularidade com que estes se revelam nos sujeitos construtores dos laços sociais que estruturam a sociedade atual na relação educação e subjetividade.

A clínica da educação pode desta forma escutar os sintomas sociais, os significantes em seus diferentes discursos de modo a dar palavra para que o desejo ali oculto seja simbolizado, produza um outro discurso, longe da repetição dos sintomas e desse modo construa formas sociais de expressão e manifestação da ética e estética do desejo.



Reuniões Clínicas Interdisciplinares

Serão propostas reuniões clínicas interdisciplinares sobre sintomas sociais presentes na relação educação e subjetividade como forma de trabalho sobre os mesmos.


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Pesquisa: Exposições, Colóquios, Seminários, Jornadas, Congressos


São meios de socializar produções que articulam educação e subjetividade através da relação psicanálise, educação e cultura. Buscam convocar os sujeitos a construírem seu discurso sobre as interrogações oriundas da escuta do mal estar na relação educação e subjetividade para um grupo participante destas interrogações. Promovem a palavra como forma de elaboração destas interrogações, introduzindo novos significantes na cultura sustentados pela interlocução entre psicanálise, educação e cultura. Investem no reconhecimento do lugar do sujeito nos laços sociais para além da homogeneidade disciplinadora e normativa da modernidade e para além das individualidades autônomas e alienantes; formações estas que esmagam o sujeito em seus sintomas.


Observação: os meios de funcionamento destas intervenções, presenciais e/ou online, serão agendados, apresentados e divulgados oportunamente, convidando os interessados a participar destas formas de interlocução.


Supervisão

As formações sintomáticas social-subjetivas produzidas pelo mal estar da modernidade atual manifestam-se de modo singular nas escolas e outras instituições educacionais. Mobilizam e interrogam as condutas e intervenções da própria instituição educacional, dos educadores que ali trabalham e de outros profissionais que em sua atividade se encontram com o mal estar na educação escolar. A supervisão visa acompanhar a intervenção educacional em seus efeitos subjetivantes na relação educativa. Desse modo se constitui como formação e aprimoramento profissional no processo de trabalho.

Destacamos 3 formas de supervisão da intervenção educacional que podemos oferecer:
- Institucional: voltada para o acompanhamento das relações institucionais que operam uma forma de intervenção educativa entre os diferentes profissionais que constituem a instituição em sua relação com os alunos e suas famílias.
- Profissionais da Instituição Educacional: voltada para o acompanhamento da intervenção educativa dos profissionais em seus diferentes lugares de trabalho (professores, orientadores, tutores etc) na relação com os alunos e suas famílias.
- Profissionais que fazem atendimento clínico de alunos portadores de queixas escolares.

Os interessados em fazer alguma destas modalidades de supervisão e/ou obter mais informações sobre as mesmas devem entrar em contato pelo e-mail:
educa.subjetividade@uol.com.br ou pelo telefone 3865-8508.


Endereço - R. João Ramalho, 257 - Perdizes - Tel. 3865 8508
E-mail: educa.subjetividade@uol.com.br


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